terça-feira, 1 de outubro de 2013

Situação de Aprendizagem O Sistema Solar !

Olá pessoal , segue abaixo a nossa Situação de aprendizagem sobre O Sistema Solar . Escolhemos esse tema justamente porque ele é tranquilo de trabalhar , tem muito material , além de ser presença constante  nas séries do Ensino Fundamental .  Espero que gostem ! 

Equipe PÉ DE  JATOBÁ                        
ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
PROF. Grupo 1           SÉRIE: 7ª    ANO: 9  ª                         DISCIPLINA: Ciências
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM – “Representando o Sistema Solar”

CONTEÚDOS E TEMAS:
           1 – Definição do Sistema Solar.                 
           2 – Localização dos planetas no espaço.    
           3 – Comparação relativa de características físicas dos planetas.
           4 – Formas, tamanhos, distâncias, temperatura e período de rotação e de translação.
          
TEMPO PREVISTO:  7 AULAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:

I-           reconhecer e empregar linguagem científica na denominação de astros: como planetas, planeta anão, asteróide, satélites, cinturão de asteróides, etc;
II-         construir uma visão espacial inicial por meio da delimitação dos astros pertencentes ao Sistema Solar e da comparação de seus tamanhos e distâncias relativas;
III-        construir uma visão geral dos planetas e de algumas luas por meio de características físicas destes astros.

EXTRATÉGIAS DE ENSINO:
 Atividade de sondagem dos conhecimentos prévios e análise do texto CONCEITOS IMPORTANTES
Divisão da sala em grupos  para responder questões sobre o tema .
  Para casa: pesquisa individual do tema “Os astros “.
           Apreciação de aula no Power Point :  Um pouco de astronomia ), sobre o tamanho dos astros e suas comparações.
           Levantamento em conjunto com os alunos das principais características dos elementos que foram evidenciados e  produção de texto .
Leitura compartilhada e reescrita do texto :Características de alguns elementos do Sístema Solar
            Correção de todas as atividades fazendo o levantamento das principais idéias do tema e dúvidas apresentadas   “ Música Guilherme   Arantes”.

            Explicação e discussão de alguns conceitos básicos. Como: galáxia, via láctea, estrelas cadentes;
            Para casa – Leitura , interpretação e reescrita do texto : Os movimentos da Lua .
            Correção de todas as atividades fazendo o levantamento das principais idéias do tema e dúvidas apresentadas “ Questões sobre o sistema solar “.
RECURSOS: Textos; questionário de interpretação; imagens; Datashow; quadro negro e giz.

AVALIAÇÃO: Será diagnóstica, contínua e sistemática, através das respostas orais e escritas durante a problematização, questionário, comentários e discussão; realização das tarefas de casa; compreensão das representações culturais do céu e dos termos constelação utilizado na cultura científica; reconhecimento da influência da astronomia na bandeira brasileira.


RECUPERAÇÃO: Será contínua, através da retomada do conteúdo oralmente e através de atividades; inferências orais; levantamento das principais dúvidas.

6 comentários:

  1. Durante a recuperação é fundamental que o aluno observe os aspectos que não conseguiu dominar e além de tirar suas dúvidas oralmente, deverá fazer outras leituras sugeridas pelo professor que auxiliarão no desenvolvimento das habilidades necessárias para a aprendizagem.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O objetivo das as aulas de astronomia é caracterizar os principais astros do sistema solar. Como ponto de partida poderíamos utilizar recursos de leitura ou apresentação de textos didáticos ou paradidáticos, destacando o confronto dos modelos geocêntrico e heliocêntrico. Assistir a documentários sobre o tema "Sistema Solar" sugiro os que estão disponíveis na programação de canais como Discovery Channel ou na série Cosmos disponível nas escolas.É importante direcionar os trabalhos e os materiais de leitura para a construção de conceitos básicos.Como estratégia utilizar pesquisa e construção de modelo em escala do sistema solar, em grupos.

    Sugestão de atividade.
    Para consolidar os estudos e favorecer a visualização do sistema em escala, é pedir que os alunos construam, em grupos, um modelo em escala do sistema solar. Essa atividade faz com que eles sintam-se desafiados a pesquisar, calcular e construir uma maquete simples. Nessa escala vamos usar uma bola de basquete e pergunte: qual seria o tamanho dos demais planetas se o Sol tivesse o tamanho dessa bola?
    Peça aos alunos que utilize a tabela do roteiro de experimentação do caderno do aluno.Depois de observar a tabela colocar o Sol (a bola de basquete), a Terra (semente de mamão) a 30 m dele, e depois, pedir para que os alunos coloquem os demais planetas, Eles teriam uma excelente idéia da vastidão do Sistema solar e do Universo .

    ResponderExcluir
  4. Parabéns grupo 1 pela postagem da situação de aprendizagem!

    ResponderExcluir
  5. Nesta aprendizagem, é aqui em que o aluno expõe totalmente sua dúvida em toda a matéria relacionada a sistema solar, garantindo ao professor um retorno sobre a aprendizagem do aluno para o conteúdo apresentado

    ResponderExcluir