Olá pessoal , segue abaixo a nossa Situação de aprendizagem sobre O Sistema Solar . Escolhemos esse tema justamente porque ele é tranquilo de trabalhar , tem muito material , além de ser presença constante nas séries do Ensino Fundamental . Espero que gostem !
Equipe PÉ DE
JATOBÁ
ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências
da Natureza e suas Tecnologias.
PROF. Grupo 1 SÉRIE:
7ª ANO: 9 ª DISCIPLINA:
Ciências
SITUAÇÃO DE
APRENDIZAGEM – “Representando o Sistema Solar”
CONTEÚDOS E TEMAS:
1 – Definição do Sistema Solar.
2 – Localização dos planetas no
espaço.
3 –
Comparação relativa de características físicas dos planetas.
4 –
Formas, tamanhos, distâncias, temperatura e período de rotação e de translação.
TEMPO PREVISTO: 7 AULAS
COMPETÊNCIAS E
HABILIDADES:
I-
reconhecer e empregar linguagem científica
na denominação de astros: como planetas, planeta anão, asteróide, satélites,
cinturão de asteróides, etc;
II-
construir uma visão espacial inicial por
meio da delimitação dos astros pertencentes ao Sistema Solar e da comparação de
seus tamanhos e distâncias relativas;
III- construir uma visão geral dos planetas e de
algumas luas por meio de características físicas destes astros.
EXTRATÉGIAS DE
ENSINO:
Atividade de
sondagem dos conhecimentos prévios e análise do texto CONCEITOS IMPORTANTES
Divisão da sala em grupos
para responder questões sobre o tema .
Para casa:
pesquisa individual do tema “Os astros “.
Apreciação
de aula no Power Point : Um
pouco de astronomia ), sobre
o tamanho dos astros e suas comparações.
Levantamento em conjunto com os alunos das principais características
dos elementos que foram evidenciados e
produção de texto .
Leitura compartilhada e reescrita do texto :Características
de alguns elementos do Sístema Solar
Correção de todas as atividades fazendo o
levantamento das principais idéias do tema e dúvidas apresentadas “ Música Guilherme Arantes”.
Explicação e discussão de alguns conceitos básicos. Como: galáxia, via
láctea, estrelas cadentes;
Para casa – Leitura , interpretação e
reescrita do texto : Os movimentos da Lua .
Correção de todas as atividades fazendo o
levantamento das principais idéias do tema e dúvidas apresentadas “ Questões
sobre o sistema solar “.
RECURSOS: Textos;
questionário de interpretação; imagens; Datashow; quadro negro e giz.
AVALIAÇÃO: Será
diagnóstica, contínua e sistemática, através das respostas orais e escritas
durante a problematização, questionário, comentários e discussão; realização
das tarefas de casa; compreensão das representações culturais do céu e dos
termos constelação utilizado na cultura científica; reconhecimento da
influência da astronomia na bandeira brasileira.
RECUPERAÇÃO: Será
contínua, através da retomada do
conteúdo oralmente e através de atividades; inferências orais; levantamento das
principais dúvidas.
Durante a recuperação é fundamental que o aluno observe os aspectos que não conseguiu dominar e além de tirar suas dúvidas oralmente, deverá fazer outras leituras sugeridas pelo professor que auxiliarão no desenvolvimento das habilidades necessárias para a aprendizagem.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO objetivo das as aulas de astronomia é caracterizar os principais astros do sistema solar. Como ponto de partida poderíamos utilizar recursos de leitura ou apresentação de textos didáticos ou paradidáticos, destacando o confronto dos modelos geocêntrico e heliocêntrico. Assistir a documentários sobre o tema "Sistema Solar" sugiro os que estão disponíveis na programação de canais como Discovery Channel ou na série Cosmos disponível nas escolas.É importante direcionar os trabalhos e os materiais de leitura para a construção de conceitos básicos.Como estratégia utilizar pesquisa e construção de modelo em escala do sistema solar, em grupos.
ResponderExcluirSugestão de atividade.
Para consolidar os estudos e favorecer a visualização do sistema em escala, é pedir que os alunos construam, em grupos, um modelo em escala do sistema solar. Essa atividade faz com que eles sintam-se desafiados a pesquisar, calcular e construir uma maquete simples. Nessa escala vamos usar uma bola de basquete e pergunte: qual seria o tamanho dos demais planetas se o Sol tivesse o tamanho dessa bola?
Peça aos alunos que utilize a tabela do roteiro de experimentação do caderno do aluno.Depois de observar a tabela colocar o Sol (a bola de basquete), a Terra (semente de mamão) a 30 m dele, e depois, pedir para que os alunos coloquem os demais planetas, Eles teriam uma excelente idéia da vastidão do Sistema solar e do Universo .
Parabéns grupo 1 pela postagem da situação de aprendizagem!
ResponderExcluirExcelente a publicação
ResponderExcluirNesta aprendizagem, é aqui em que o aluno expõe totalmente sua dúvida em toda a matéria relacionada a sistema solar, garantindo ao professor um retorno sobre a aprendizagem do aluno para o conteúdo apresentado
ResponderExcluir